Fragmentos de memória
Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1983

Em 1983 Edgard Leite foi contratado como técnico de pesquisa na Fundação Nacional Pró-memória, Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Entre diversas atribuições que lhe foram confiadas estava a estruturação do organograma do Museu da República, no Rio de Janeiro, tendo trabalhado no seus setores de pesquisa e educacional. Atuou, posteriormente, no Museu Histórico Nacional, no seu setor de pesquisa.
II Encontro em História e Saúde, Fiocruz, 1987

Da direita para a esquerda: Edgard Leite, Heloísa Maria Bertol Domingues e Lúcia Lippi de Oliveira no II Encontro de História e Saúde, Fiocruz, 1987.
Com Ciro Flamarion Cardoso, Nova York, 1990

Edgard Leite esteve com seu orientador dr. Ciro Flamarion Cardoso em Nova York, para pesquisas em bibliotecas e arquivos americanos.
Recebendo a Medalha Pedro Ernesto, em 2001

Edgard Leite foi homenageado com a medalha Pedro Ernesto, em 2001. Na mesa de homenagem estavam presentes, entre outros, a dra. Maria Yedda Linhares e o dr. Ciro Flamarion Cardoso.
Na Universidade de Goa, em 2011

Em período de trabalho na Universidade de Goa, com meus queridos amigos, a saudosa dra. Aparajita Thakur e o dr. Dattesh Parulekar (dir.)
Com o Dr. Cândido Mendes, discutindo o "Memento do Vivos"

Edgard Leite teve a oportunidade de discutir o icônico livro "Memento dos Vivos" com seu autor, Dr. Cândido Mendes.
Edgard Leite na 38a. Reunião da SBPC, 1986

11 de julho de 1986, 38a. reunião da SBPC, Curitiba, Paraná: Edgard Leite, com Heloisa Bertol Domingues e o dr. Afonso Carlos Marques dos Santos, falando sobre a sua pesquisa da época: "a elaboração positivista da memória republicana". Logo em seguida Edgard Leite seria admitido como professor da Universidade Federal Fluminense.
Com a dra. Margarida Neves, 1988

Com sua orientadora de mestrado, dra. Margarida Neves, em Curitiba, na época da elaboração da dissertação "O improviso da civilização". Tratou-se de um estudo cuidadoso do movimento político de 1889, ainda inédito, por ela orientado.
No Arquivo Histórico Ultramarino, 1994

Apoiado pelo CNPq, Edgard Leite realizou pesquisas no Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa, bem como em outros arquivos e bibliotecas da Europa em 1994. Neste trabalho foi orientado pelo historiador dr. Francisco Bethencourt, especialista em inquisição.
Trabalho de Campo em Maharastra, 2011

Em 2011, estudando iconografia indiana antiga em Ajanta e Ellora, estado de Maharastra, India.
Edgard Leite na reunião do Fórum de Mudanças Climáticas (2023)

Entre 2017 e 2021 Edgard Leite participou de um projeto internacional de pesquisa em rede, sobre questões ambientais em escala global. Essa pesquisa resultou em artigos publicados, pela Routledge, em dois volumes intitulados Globalisation, environment and social justice: perspectives, issues and concerns, (2018) e Environment and Sustainable Development: perspectives and Issues. Edgard Leite foi, posteriormente, 2023, por conta dessa produção, nomeado membro do Fórum de Mudanças Climáticas do Estado do Rio de Janeiro.
Presidindo o Grupo de Trabalho responsável pela regulamentação da Lei 9809, 2023

Edgard Leite, subsecretário de ensino superior, ao lado do Procurador Dr. Rodrigo Correa, presidindo a primeira reunião do Grupo de Trabalho responsável pela regulamentação da Lei 9809, que criou o sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação no Estado do Rio de Janeiro. A Lei tem, como objetivo, "promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação" como elemento fundamental da estratégia de crescimento social, econômico e tecnológico fluminense. O Grupo de Trabalho reuniu representantes do poder público e diversos setores da sociedade civil.