
O professor Edgard Leite tomou posse como presidente da Academia Brasileira de Filosofia. Em seu discurso de posse reafirmou os elementos da história da ABF como norteadores da missão da nova diretoria:
"A Academia Brasileira de Filosofia é portadora de uma história significativa e importante, no âmbito das instituições científicas brasileiras. Foi fundada em 1989, mas suas origens estão nas inquietudes intelectuais próprias do período posterior à II Guerra Mundial.
Nos anos que se seguiram a 1945 as ansiedades não satisfeitas ou aniquiladas pelo Iluminismo abriram crises em todo o mundo. Tal desastre, para alguns, como o dr. Jean-François Lyotard, destruíram as crenças nas metanarrativas, nas tentativas de explicações totais. Para outros, reafirmaram certezas anteriores e eternas, pré-iluministas. E, ainda, para muitos, não foram suficientes para desqualificar crenças em diferentes utopias. Há uma Infinitude de ideias surgindo das cinzas de Auschwitz e de Hiroshima, todas buscando entender o mundo, na perplexidade decorrente das suas crescentes carnificinas e grandezas".
E concluiu reafirmando a crença na Filosofia:
"As circunstâncias nas quais as pessoas estão inseridas, bem como as ideias que estas tem sobre essas, variam muito. Por isso, a mensagem de nossos fundadores é a de que o mais importante, o mais milagroso, é a pessoa em si, aquela que é capaz de ter as ideias. E essa verdade, a verdade do extraordinário da pessoa humana, inspira nossa meditação. Esta exige a liberdade de pensamento e de expressão. É essa dinâmica que concede, à Academia Brasileira de Filosofia, sua grandeza e relevância no cenário intelectual brasileiro. E estar à altura dessa verdade é nosso imenso compromisso".
Foram também empossados os membros titulares: presidente de honra dr. Carlos Nejar (ABL); vice-presidente, dr. Gulherme Wyllie Medici (UFF); chanceler dr. Jorge Trindade (UFP, Porto); diretor de pesquisa, dr. Alberto Oliva (UFRJ); diretor de projetos, dr. Renato Moraes (FMA); diretor de relações internacionais dr. Carlos Frederico Silveira (UCP); diretor de eventos, dr. Sócrates Nolasco (UFRJ).
Parabéns, prof pelo belo, oportuno e verdadeiro pronunciamento em momento tão tortuoso da história nacional. Abs
Parabéns ao Presidente da ABF, Dr, Edgard Leite, bem como aos demais membros da Diretoria. Uma sociedade humanística, aberta e plural, como a Academia Brasileira de Filosofia, com um compromisso firme em prol do estudo diuturno da Filosofia Brasileira, é um facho de luz que se levanta por entre as sombras da mediocridade que assola ao Brasil. Muita coragem e triunfos mil aos nossos colegas da ABF!
Parabéns prof. Que luxo!!!