Cursos




História do Brasil II
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Módulo I: As Inconfidências: dificuldades de experiências sociais de cunho moral. Deficiências na submissão de projetos particulares a projetos coletivos. Inabilidades políticas: desvarios políticos e as realidades sociais. O que representou a vinda da família real portuguesa para o Brasil? A instalação de uma autoridade e de uma estrutura administrativa local e a perspectiva de uma transição política sem compromissos sociais maiores.A negação da revolução. A independência: o império da Prudência. O papel de D. Pedro I e a centralidade do poder imperial, pessoal, e não público. O fracasso da constituinte e a carta de 1824.
Módulo II: O que foi a abdicação de D. Pedro I ? Foi a Regência um período de anarquia? Tendências fragmentadoras na sociedade brasileira. Transferencia das responsabilidades para a casa, para os interesses locais. A consolidação do predomínio do espaço privado, mas não a anarquia, nem a revolução. O Regresso, em 1840: a necessidade do poder central, para impedir a dissolução da sociedade. Ações conservadores e moralistas, por trás do golpe da maioridade. A restauração da sabedoria da constituição de 1824. Foi a Guerra do Paraguai um divisor de águas, na história do Brasil? A Guerra do Paraguai e as fragilidades da sociedade Imperial. A necessidade de instituições de forte moralidade e com espírito de coletividade. O problema do Exército pós guerra do Paraguai.
Módulo III: A Abolição foi um movimento de opinião? Problemas da aceitação da ascendência da moralidade coletiva em 1888 A história de um movimento de opinião que não se transforma em partido de opinião. O fim da escravidão e a perplexidade diante de uma sociedade amorfa. O Golpe de 1889: a moralidade do Exército e a amoralidade do sistema. Caráter corrompido das lideranças republicanas e as impotências do Exército.

História do Brasil III
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Módulo I: A República de 1889, natureza de sua instalação e institucionalização. Os governos militares e conflitos internos. Os governos civis e a consolidação da política dos governadores. A legitimidade do processo eleitoral e seus problemas. A campanha civilista de 1910.
Modulo II: Problemas militares: o ciclo dos levantes tenentistas, 1922-1924. A fundação do PCB em 1922. A Semana de Arte Moderna, em 1922. A Ação Católicae a fundação do Centro do Dom Vital, 1922. A Assembleia de Deus, 1910- 1922. Desagregação da política paulista. Transformações globais e sua influência no Brasil. A Revolução de 1930.
Módulo II: O governo Vargas: dimensões. O levante de 1932. A constituinte de 1934. O levante da ALN de 1935, o Estado Novo, 1937. Reformas trabalhistas e institucionais. A gênese do PSD, do PTB e da UDN. A Anistia e a Constituinte de 1945. A Cassação do PCB. O segundo governo Vargas e seus paradoxos. De Juscelino a Jango: o aprofundamento da crise social e financeira. A desagregação da ordem constitucional de 1945.. A deposição de João Goulart: dimensões. O primeiro Ato Institucional.
Módulo III: Do AI-1, 1964, ao AI-5, 1968: aprofundamento do caráter militar e ditatorial do regime. Os governos militares: resistências, complacências e apoios. A crise dos anos 70 e a derrota eleitoral de 1974. A anistia, o fim do AI-5, em 1979 e a desagregação do regime militar. A constituição de 1988. Questões sobre a ordem constitucional e democrática pós 1988.

História Contemporânea I
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Modulo I : Emergência do mundo moderno. A "revolução copernicana". As reformas religiosas e suas conseqüências. A guerra do mundo das quantificações contra o mundo das qualificações. Elementos gerais da crise dos valores humanos na modernidade. Do Estado salvador de almas ao Estado defensor dos direitos. Desenvolvimento do pensamento iluminista: a crítica do império da subjetividade. Efeitos práticos do pensamento iluminista: o liberalismo e a revolução. A guerra revolucionária de 1776 e a emergência dos EUA.. A Revolução Francesa como marco trágico. Napoleão e o colapso do “Antigo Regime” na Europa. Emancipação dos Judeus na Europa e a Guerra Civil Americana. A era das nacionalidades. Socialismo, comunismo e anarquismo nas revoluções do século XIX. A Bele Epoque e a grande crise do liberalismo.
Módulo II: A primeira guerra mundial e o início da catástrofe. A revolução russa de 1917 e suas conseqüências trágicas. O período entreguerras: a crise de 1929 e o nazi-fascismo. Tensões políticas e sociais no período entreguerras: a guerra civil na Espanha e a reação da Igreja ao comunismo. A segunda guerra mundial e a culminância da catástrofe. O genocídio dos judeus na Europa. A ONU e a nova ordem internacional: o simultâneao triunfo do liberalismo e do socialismo e do legado iluminista. A ordem mundial contratual no pós-guerra.“A guerra fria”: pode haver solução para os paradoxos iluministas?. A derrota da União Soviética e o colapso dos regimes socialistas. Da era analógica à era dos algorítimos? Combates contemporâneos no campo dos valores. Em direção a uma nova grande crise?